“Ain, mas Hora de Aventura é pra criancinha”, dizem alguns. #SQN, amigos! Quem teve a oportunidade de assistir a pelo menos alguns episódios deve ter notado tamanha profundidade e subjetividade das histórias. Com sete temporadas completas, o desenho que, sim, também agrada ao público infantil vem sempre recheado de enigmas, algumas polêmicas e muita, muita loucura.
Tá certo que uma criança de 5 anos não compreende Hora de Aventura da mesma forma que um jovem de 17 ou um adulto de 30. Mas é certo que Jake, um cachorro mutante que pode se transformar em qualquer coisa, e seu amigo Finn, único humano da Terra de Ooo, constroem enredos que podem ser entendidos de acordo com o interesse de cada público. A Coleções e Mais resolveu apontar alguns fatos e curiosidades sobre o desenho. Confira!
#1 – UM LUGAR DIFERENTE
A Terra de Ooo nada mais é que o planeta Terra numa época pós-apocalíptica, ocasionada por conta de um desastre conhecido como Guerra dos Cogumelos. Em Ooo vivem algumas espécies nada convencionais, como os Encaroçados, o Povo Doce, Iriscórnios, Lobos do Abraço e Amebóides, além de Finn, o único humano.
#2 – COM HABITANTES DIFERENTES
Geograficamente, a Terra de Ooo é subdividida por vilas e reinos, como a Cidade dos Magos, Cidade dos Ladrões, Reino Café da Manhã, Terra do Caroço, Palácio das Nozes, Reino Doce, Mundo dos Travesseiros e Vila dos Aldeões Gordos, entre outros. Cada local tem seus habitantes e suas peculiaridades.
#3 – OBJETIVO DE FINN E JAKE
Basicamente – apesar de não haver nada de básico no desenho (rs) -, o objetivo de Finn e Jake é defender o que parece ser a principal comunidade da Terra de Ooo, o Reino Doce, das maldades e insanidades do Rei Gelado, um mago maluco com poderes de gelo que busca, a todo custo, se casar com uma princesa – ação sempre impedida pela dupla Finn e Jake.
#4 – MENSAGENS SUBLIMINARES
Muito se comenta sobre as mensagens subliminares apresentadas por Finn, Jake e os demais habitantes da Terra de Ooo. Claro, não há ocultismos do tipo pentagrama e etc. Mas, sim, muitas críticas sociais e comportamentais disfarçadas de brincadeiras e diálogos comuns. Exemplo disso é o episódio em que Finn conta uma piada para a então namorada, Princesa de Fogo, e ela não entende. Ele, desolado, acredita que ela não gostou e havia desistido do namoro. Ele, então, resolve “pirar a mente” (esfriar a cabeça) num forte de travesseiro criado por Jake, mas acaba dormindo e tendo um pesadelo com o Mundo dos Travesseiros. Mais tarde, a Princesa de Fogo retorna a ligação e explica que apenas não havia entendido a piada. Moral: Finn pode ter ficado deprimido e tido pesadelos por conta de seus próprios pensamentos negativos – o que também pode ser entendido como “bad trip”, ou viagem ruim.
#5 – POLÊMICAS E CENSURA
Hora de Aventura teve algumas passagens censuradas pela Cartoon Network no Brasil e em outros países devido a piadas julgadas como inapropriadas – apesar da inexistência de palavões – e outras nem tão impactantes assim, mas que a emissora escolheu cortar por talvez parecerem cenas embaraçosas, como a que Finn coça o próprio traseiro e cheira e outra em que o mesmo Finn apresenta um semblante perturbador (segundo a Cartoon) ao ver o amigo Jake atuar como louco. Há relatos de pais que não gostam que seus filhos pequenos assistam Hora de Aventura. Seria exagero?
Bom, pessoal, Hora de Aventura tem muito, mas muuuuito mais a ser explorado e em apenas um post jamais seria impossível abordar tudo. Entendam essa publicação como um mero gostinho, um mimo, uma amenidade preparada pela Coleções e Mais especialmente pra você (#HUAHUA #QuantoAmor #What?). Futuramente falaremos um pouco mais sobre esse enigmático desenho. Combinado?
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.