Hora de Aventura | Curiosidades, polêmicas e loucuras

postado em: Curiosidades | 0

“Ain, mas Hora de Aventura é pra criancinha”, dizem alguns. #SQN, amigos! Quem teve a oportunidade de assistir a pelo menos alguns episódios deve ter notado tamanha profundidade e subjetividade das histórias. Com sete temporadas completas, o desenho que, sim, também agrada ao público infantil vem sempre recheado de enigmas, algumas polêmicas e muita, muita loucura.

Tá certo que uma criança de 5 anos não compreende Hora de Aventura da mesma forma que um jovem de 17 ou um adulto de 30. Mas é certo que Jake, um cachorro mutante que pode se transformar em qualquer coisa, e seu amigo Finn, único humano da Terra de Ooo, constroem enredos que podem ser entendidos de acordo com o interesse de cada público. A Coleções e Mais resolveu apontar alguns fatos e curiosidades sobre o desenho. Confira!

hora-de-aventura-e1486017122777 Hora de Aventura | Curiosidades, polêmicas e loucuras


#1 – UM LUGAR DIFERENTE


A Terra de Ooo nada mais é que o planeta Terra numa época pós-apocalíptica, ocasionada por conta de um desastre conhecido como Guerra dos Cogumelos. Em Ooo vivem algumas espécies nada convencionais, como os Encaroçados, o Povo Doce, Iriscórnios, Lobos do Abraço e Amebóides, além de Finn, o único humano.

Reino-Doce-e1486017156897 Hora de Aventura | Curiosidades, polêmicas e loucuras


#2 – COM HABITANTES DIFERENTES


Geograficamente, a Terra de Ooo é subdividida por vilas e reinos, como a Cidade dos Magos, Cidade dos Ladrões, Reino Café da Manhã, Terra do Caroço, Palácio das Nozes, Reino Doce, Mundo dos Travesseiros e Vila dos Aldeões Gordos, entre outros. Cada local tem seus habitantes e suas peculiaridades.

hora-de-aventura-personagens-e1486017185895 Hora de Aventura | Curiosidades, polêmicas e loucuras


#3 – OBJETIVO DE FINN E JAKE


Basicamente – apesar de não haver nada de básico no desenho (rs) -, o objetivo de Finn e Jake é defender o que parece ser a principal comunidade da Terra de Ooo, o Reino Doce, das maldades e insanidades do Rei Gelado, um mago maluco com poderes de gelo que busca, a todo custo, se casar com uma princesa – ação sempre impedida pela dupla Finn e Jake.

hora-de-aventura-1-e1486017211549 Hora de Aventura | Curiosidades, polêmicas e loucuras


#4 – MENSAGENS SUBLIMINARES

Muito se comenta sobre as mensagens subliminares apresentadas por Finn, Jake e os demais habitantes da Terra de Ooo. Claro, não há ocultismos do tipo pentagrama e etc. Mas, sim, muitas críticas sociais e comportamentais disfarçadas de brincadeiras e diálogos comuns. Exemplo disso é o episódio em que Finn conta uma piada para a então namorada, Princesa de Fogo, e ela não entende. Ele, desolado, acredita que ela não gostou e havia desistido do namoro. Ele, então, resolve “pirar a mente” (esfriar a cabeça) num forte de travesseiro criado por Jake, mas acaba dormindo e tendo um pesadelo com o Mundo dos Travesseiros. Mais tarde, a Princesa de Fogo retorna a ligação e explica que apenas não havia entendido a piada. Moral: Finn pode ter ficado deprimido e tido pesadelos por conta de seus próprios pensamentos negativos – o que também pode ser entendido como “bad trip”, ou viagem ruim.

travesseiros-e1486017249881 Hora de Aventura | Curiosidades, polêmicas e loucuras


#5 – POLÊMICAS E CENSURA

Hora de Aventura teve algumas passagens censuradas pela Cartoon Network no Brasil e em outros países devido a piadas julgadas como inapropriadas – apesar da inexistência de palavões – e outras nem tão impactantes assim, mas que a emissora escolheu cortar por talvez parecerem cenas embaraçosas, como a que Finn coça o próprio traseiro e cheira e outra em que o mesmo Finn apresenta um semblante perturbador (segundo a Cartoon) ao ver o amigo Jake atuar como louco. Há relatos de pais que não gostam que seus filhos pequenos assistam Hora de Aventura. Seria exagero?

finn-sombrio-e1486017398560 Hora de Aventura | Curiosidades, polêmicas e loucuras


Bom, pessoal, Hora de Aventura tem muito, mas muuuuito mais a ser explorado e em apenas um post jamais seria impossível abordar tudo. Entendam essa publicação como um mero gostinho, um mimo, uma amenidade preparada pela Coleções e Mais especialmente pra você (#HUAHUA #QuantoAmor #What?). Futuramente falaremos um pouco mais sobre esse enigmático desenho. Combinado?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta